Entrevista


O Voleibol como segunda paixão nacional , lota sempre os ginásios de norte a sul do país, tanto nas competições nacionais ,bem como nas competições internacionais  com as seleções brasileiras masculina e feminina.

Para que tudo isso aconteça clubes e empresas  investem em escolinhas de base com a finalidade de formar atletas e estruturarem suas equipes para tais competições e fornecê-las às seleções estaduais para que as mesmas participem de competições interfederativas.

Entre os dias 28/2 a 4/3 em Saquarema/RJ estará sendo realizado o campeonato brasileiro interfederativo  e o Paraná estará participando da competição com os seguintes estados em sua chave: Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A outra chave da competição,estará sendo composta pelos seguintes estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.

Para treinar a equipe infanto juvenil  Paranaense foi escolhido Luiz Lima, técnico do Clube Curitibano, vice-campeão da Taça Paraná em 2015 e atual campeão estadual da categoria.

Luiz foi eleito técnico destaque do campeonato regional feminino 2015.

Procurei o para uma entrevista que aconteceu no ginásio de esportes do clube Curitibano.

 

 
Para estar em uma seleção além de ter as perfeitas condições técnicas, o que você considera fundamental? Valores importantes como a humildade por exemplo? O quanto você leva em consideração ao convocar uma atleta?
 

Para a primeira convocação levamos em consideração seu nível técnico e tudo que demonstrou nas competições anteriores onde foi avaliada , para a permanencia na seleção é onde estabelecemos critérios mais rigorosos, além da forma técnica , tática e física que são de extrema importância, analisamos o comprometimento com o grupo e com o objetivo coletivo e não apenas individual, buscamos atletas determinadas a se doarem pela equipe e juntas fazerem o que for necessário para evoluir neste curto espaço de preparação .

 

Quando trabalhamos e lutamos por algo,precisamos estar focados em tempo integral no que buscamos alcançar,conheço um pouco da forma com que você utiliza para motivar suas atletas,o diálogo é um grande instrumento,pode falar sobre isso?

Com certeza, de nada adianta comandar pessoas que se dedicam por algo sem saber a importância do que estão fazendo , ou apenas por alguem estar mandando. Por isso considero o diálogo de extrema importância para o entendimento de tudo que ocorre no grupo, principalmente os objetivos que temos para nossa equipe. O trabalho de conscientização é algo sólido , concreto , onde a partir disso, as atletas não trabalharão apenas porque mandamos  executar algo, mas trabalham sabendo que todo sacrifício é necessário para um bem comum a todos, que é evoluir em prol do grupo e de nossos objetivos.

 

Ser escolhido para treinar uma seleção é o coroamento de um belo trabalho realizado em uma equipe,o que você acredita que vai mudar em sua vida profissional daqui pra frente depois desse trabalho,independente do resultado final?

Ser escolhido a treinar uma seleção estadual é uma honra, mas não tenho duvida alguma que nada na vida faço sozinho, primeiro tenho Deus sempre a minha frente. E para esse coroamento sobre um trabalho acontecer, o trabalho precisa ser muito bem executado, e nada disso seria possível sem um clube de uma belíssima estrutura que é o Clube Curitibano, não só estrutura física que dispensa comentários, mas a estrutura humana, as pessoas que estão ao meu lado diariamente são pessoas espetaculares, onde tentam ao máximo no seu dia a dia se doar para que tudo ocorra da melhor forma possível, a comissão tecnica que trabalha ao meu lado é espetacular , Katinha e Dieter são muito mais que colegas de trabalho , são amigos , nosso corpo administrativo é o mais competente e humano que já pude trabalhar, Danilo , Emerson e Ronald são esses pilares que fazem o voleibol dar certo no clube. E o que muda com certeza é a responsabilidade, responsabilidade de tentar  evoluir a cada dia para poder ajudar essas atletas que tem um sonho , trabalhar com sonhos é algo que considero extremamente importante e uma das minhas tarefas é transformar esses sonhos em objetivos.

 

Trabalhar com vidas humanas exige uma responsabilidade extrema,mas tem também o lado do aprendizado,da “bagagem” que você adquire com o tempo,dias exaustivos de treinamento e viagens,principalmente nesta faixa etária,consegue aprender muito com elas? o que aprendeu de mais importante?

Realmente são muitos aprendizados, na verdade os aprendizados nunca acabam, nunca poderei dizer que não posso aprender algo com essas meninas, cada uma tem uma história de vida espetacular que serve sem dúvida alguma de aprendizado, não só para mim , mas para todos que pararem um minuto para escutar as pessoas que estão ao seu lado, até hoje acho que posso dizer que o que aprendi de mais importante com elas é que todo esforço vale muito a pena, as vezes fico de longe  observando quando elas conseguem realizar algo em um treino ou ser campeãs de algum campeonato , e aqueles sorrisos no rosto de cada uma e a felicidade de entender o quanto é valioso se dedicar por algo , realmente é o que me faz querer cada vez mais.

 

Este grupo com que você está trabalhando é muito bom,quais são as principais qualidades que você encontra nele?

Ouvi muito essa pergunta nas ultimas semanas, e as repostas que as pessoas gostariam de ouvir é alguma coisa relacionada ao volei, como se a qualidade fosse o ataque ou a defesa, mas nenhuma dessas qualidades é a que mais encontrei nesse grupo. O que realmente esse grupo o torna forte é a vontade de evoluir juntas, a união por um objetivo me fascina. Isso não é algo que encontra facilmente.

 

A ansiedade é algo que atrapalha demais no esporte, o que você acredita que ajuda a melhorar isso em suas atletas na fase da competição?

A ansiedade existe em qualquer espera de algo que desejamos muito , e todo atleta deseja jogar , então não existe como fazer essa ansiedade deixar de existir por completo, oque podemos fazer é que essa ansiedade se transforme em vontade de fazer o que tanto deseja da melhor forma possível  ,  ou seja, vamos transformar a ansiedade em trabalho .

 

Buscar a taça da competição é o objetivo principal e final deste trabalho, consegue relaxar em momentos de lazer? o que gosta de fazer pra tirar o estresse do trabalho?

Buscar a taça   é uma consequência , o objetivo principal é fazer o melhor todos os dias para que possamos estar no nosso melhor desenvolvimento na época da competição , todos tem o direito de ser melhor que a gente , mas ninguem tem o direito de fazer com que não trabalhemos o nosso máximo dia a dia. Então o que podemos fazer é trabalhar ao máximo para alcançarmos nossa meta . Respondendo a segunda pergunta, eu só consigo relaxar dentro da quadra, trabalhando, é ali onde me sinto bem, fora da quadra fico pensando em como fazer melhor no treino seguinte, é uma loucura mesmo, mas é como sou .

 

Costuma projetar algo para o futuro após essa competição? O que busca mais além dela?

Costumo exercer da melhor forma meu presente para que o futuro seja uma consequência , de nada adianta pensar em algo que não aconteceu se não estou fazendo nada para que ele aconteça. O maior objetivo que tenho é fazer o Clube Curitibano que é o clube que trabalho e amo, chegar ao nível mais alto de voleibol, para isso o trabalhar precisa ser feito passo a passo , o que sempre busco a mais é melhorar dentro do meu clube.

 

Tive a oportunidade de conhecer você e seus valores profissionais e do caráter decente  que você tem ,em se preocupar com suas atletas nos principais pontos: técnicos,físicos,relacionamento humano,a importância extrema que você encontra nos estudos e a forma que você passa isso às suas jogadoras.

Sabemos que a vida profissional de uma atleta é relativamente curta e que os estudos em concluir uma faculdade é importante para continuar o projeto de uma profissão pós carreira esportiva.

Está aí o foco que você insiste em suas atletas estudarem? Pensando no futuro?

O estudo não é apenas o futuro , mas é o que desperta a curiosidade no ser humano e a vontade de buscar mais ainda seus sonhos que no caso se tornam objetivos. Como falei anteriormente se pensarmos apenas no futuro esquecemos do que temos de mais valioso , que é o presente, o empenho que exijo no estudo é muito mais para que evoluam como pessoas e tornem-se o melhor que elas podem ser do que qualquer outra coisa.

 

Além dos estudos a leitura é algo que você incentiva em suas atletas,ela faz com que aprendamos a analisar as situações de vida das histórias que está diante de nós, através dos  livros,você pensa assim também? o quanto acredita que isso possa fazer a diferença na vida de suas atletas?

 

Geralmente leio parte de livros com elas, que possam despertar algum tipo de reflexão , toda pessoa tem uma história de vida com erros e acertos, e quando paramos para ouvir um pouco podemos aprender tanta coisa , gosto de tirar de livros que contam a vida de atletas onde geralmente as fazem refletir muito e entender o quanto nada na vida é de graça .

 

Finalizando,qual a mensagem que você deixa as crianças que sonham chegar a uma seleção?realizar esse sonho,precisa de um caminho,qual é a “melhor estrada” pra atravessar a “linha de chegada” ?  

A primeira coisa é transformar os sonhos delas em objetivos, e tenham como entendimento que a felicidade é uma escolha de vida, escolhemos ser felizes, podemos olhar para um dia nublado e ficar tristes pela falta de sol, ou podemos olhar e vermos uma excelente oportunidade para tomarmos um chocolate quente. O que quero dizer com isso é que se escolhemos ser felizes , quando estivermos lutando por algo , saberemos que sempre podemos tirar boas coisas de momentos aparentemente tristes.

Agradeço você imensamente pela entrevista,desejo-lhe uma feliz continuação de trabalho para você e muito sucesso em toda sua carreira profissional .

 

 
 
       

“Eu sou o Bom Pastor ;o bom pastor dá a vida por suas ovelhas” João 10:11

 

 

 

 

 
Next
Previous
Click here for Comments

1 comentários:

avatar

Parabéns pela repaginada da Quatro Linhas. Com foto e assinatura da colunista, as cores das letras e a fonte em ótimo tamanho, hora exata na esquerda e, linhas infinitas para os comentários rsrs tudo perfeito. Está a sua cara Patricia!!!
Quanto a entrevista com o técnico Luiz Lima, ficou show. Pude conhecer um pouco do trabalho dele e entender que, o coroamento como você citou, foi merecidíssimo. Ele pode e vai levar o voleibol ao nível mais alto pela dedicação, união das meninas por um objetivo e humildade de pessoa que ele deixou claro ser. Desejo a equipe de voleibol um ótimo trabalho e que tragam a taça para o Curitibano.
Parabéns Patricia junto a Coluna Quatro Linhas por nos presentear com tantas pérolas no esporte e, tudo na íntegra!!!
Beijos